Page 131 - ON_185
P. 131

Participantes do XII Ciclo de Cursos Especiais
                                                                       da Pós-Graduação (2007). Cursos avançados
                                                                       em astronomia e astrofísica, iniciados em 1996,
                                                                       ministrados por expoentes dos mais atuais
                                                                       temas de pesquisa.
                                                                       Participants of the XII Ciclo de Cursos Especiais–CCE
                                                                       (Cycle of Special Courses) in 2007.  Advanced school
                                                                       in astronomy and astrophysics, open to the scientific
                                                                       community, offered yearly since 1996 by Graduate
                                                                       Program in Astronomy.

 Mais tarde, efetivado no Observatório, Lacaille   Later, effective at the Observatory, Lacaille would
 chefiaria  a  equipe  que  se  dirigiu  a  Olinda,  em   head the team that went to Olinda (PE) in 1882, to
 1882, para observação da passagem de Vênus, e   observe the transit of Venus and would participate
 participaria da primeira Missão Cruls ao Planalto   of the first Cruls Mission to the Central Plateau in
 Central, em 1892. Por sua vez, Almeida Júnior,   1892. On his turn, Almeida Júnior, while in Europe,
 enquanto esteve na Europa, participou da expe-  participated in the French expedition to observe the
 dição  francesa  para  observação  da  passagem  de   transit of Venus of 1874.
 Vênus de 1874.
 In  the  institutional  reorganization  after  the
 Na  reorganização  institucional  após  a   Proclamation  of  the  Republic,  the  teaching  activ-
 Proclamação da República, ocorreu a iniciativa de   ity  at  Observatory  was  reactivated,  in  the  context
 se atribuir novamente ao Observatório a atividade   of creating a cartographic service subordinate to the
 de ensino, no contexto de criação de um serviço   institution.  A  new  regiment  created  the  “astrono-
 cartográfico subordinado à instituição. Com isso,   mer instructor” job, at the same time as it defined
 um novo regimento criou o cargo de astrônomo   the  Observatory  as  a  “scientific  establishment  and
 instrutor, ao tempo em que definia o Observatório   of  superior  technical  instruction”,  according  to  the
 como “um estabelecimento científico e de instru-  Decree of May 31, 1890. However, not having the
 ção técnica superior”, conforme Decreto nº 451 A,   cartography  service  inaugurated,  the  astronomer
 de 31/05/1890. No entanto, não tendo o serviço   instructor  position  was  suppressed  soon  after,  in
 cartográfico saído do papel, o cargo de astrôno-  1895.
 mo instrutor foi suprimido a seguir, em decreto
 de 1895.  The ups and downs of the teaching activity at the
 Observatory were not fortuitous. In reality, they were
 As  idas  e  vindas  da  atividade  de  ensino  no   related to the absence of college education structure
 Observatório  não  foram  fortuitas.  Na  realida-  in Brazil. The university had a late departure, initi-
 de,  estavam  inseridas  em  um  quadro  de  ausên-  ated in 1920, with the unification of existing college
 cia  de  estrutura  de  ensino  superior  no  Brasil.   courses,  and  was  consolidated  in  1937  with  the
 A  universidade  teve  formação  tardia,  iniciada   creation of the Universidade do Brasil (University of
 em 1920, com a reunião de cursos superiores já   Brazil).  Only from the 1950’s the first strictu sensu
 existentes, e consolidada em 1937 com a criação   science  courses  were  formalized,  and  equally  late,
 da Universidade do Brasil.  Somente a partir da   the  postgraduation  courses.  Although  the  doctorate
 década de 1950 foram formalizados os primeiros   was an usual practice in Brazilian higher education,   O Programa de Pós-Graduação do Observatório   The  graduate  program  of  the  Observatório
 cursos de ciência stricto sensu e, de forma igual-  upon the presentation of a thesis, the effective imple-  Nacional  obteve  o  primeiro  credenciamento  do   Nacional  obtained  its  first  accreditation  in  1973.
 mente tardia, os cursos de pós-graduação. Embora   mentation of postgraduation in Brazil would only   Conselho Federal de Educação em 1973. A conso-  The consolidation of the courses would occur from
 o doutoramento fosse prática no ensino superior   occur after the creation of institutions such as CNPq   lidação  dos  cursos  ocorreria  a  partir  da  década   the 1980’s, when a group of radio-astronomers from
 no Brasil, mediante apresentação de uma tese, a   (1951), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal   de  1980,  quando  um  grupo  de  radioastronomia   Mackenzie University, São Paulo (SP), moved up to
 efetiva  implantação  da  pós-graduação  só  viria  a   de  Nível  Superior–CAPES  (Coordination  for  the   ligado à Universidade Mackenzie, de São Paulo,   Rio de Janeiro. The first thesis in the areas of astron-
 ocorrer a partir da criação de instituições como o   Improvement of Higher Education Personnel), 1951,   transferiu-se para o Rio de Janeiro. As primeiras   omy and  geophysics  were  defended,  respectively,  in
 CNPq (1951), Coordenação de Aperfeiçoamento   and state foment agencies.  teses  nas  áreas  de  astronomia  e  geofísica  foram   1981 and 1987.
 de  Pessoal  de  Nível  Superior–CAPES  (1951)  e   defendidas, respectivamente, em 1981 e 1987.
 agências de fomento estaduais.


 130     OBSERVATÓRIO NACIONAL                            PROTAGONISTA DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO DO BRASIL      131
   126   127   128   129   130   131   132   133   134   135   136