Escalas, gráficos e plantas baixas


Este assunto apresenta as imagens de placas fotográficas em vidro contendo registros de sismogramas, magnetogramas, escala de declinação magnética, escala para identificar manchas na superfície do Sol e esquemas de funcionamento de pêndulas. Ainda contém, gráficos de posições da órbita de Marte, organograma do Observatório Nacional, mapa isogônico do Brasil, plantas em curva de nível do Observatório Magnético de Vassouras, entre outras.

Por exemplo, o disco “The Stonyhurst Sun Discs” é uma grade (escala reticulada) circular transparente com linhas de longitude e latitude que eram sobrepostas a uma imagem solar para identificar as posições ou coordenadas observadas de manchas solares. Este sistema foi criado no observatório de Stonyhurst (Lancashire, Inglaterra).

Esses sismogramas, magnetogramas, escalas, gráficos e plantas originalmente foram obtidas em papel. No entanto, neste assunto foram encontradas 125 placas, que são cópias em vidro dessas informações. Depois de recorrer a fontes bibliográficas e relatos de diferentes pessoas, chegou-se à conclusão que essas cópias tinham a função de fotolitos (matrizes).

Produza as Cartas Magnéticas de Intensidade, Declinação, Inclinação do campo magnético terrestre e suas variações seculares. Simule os efeitos do Vento Solar sobre o campo magnético da Terra. Visualização em 3D no sítio: https://daed.on.br/astro

Nota: As imagens das placas digitalizadas têm o nome formado, inicialmente, por três letras associadas a um número para facilitar a sua localização no banco de dados digital e no acervo físico da biblioteca do Observatório Nacional.

Galeria contendo 125 imagens