Eclipses
Neste conjunto foram digitalizadas placas fotográficas contendo observações de eclipses totais e parciais do Sol e da Lua, e imagens do cotidiano associado a esses fenômenos. Para facilitar o acesso a informação, devido a estreita relação histórica, as imagens dos eclipses e cotidiano foram mantidas no mesmo grupo de imagens. Portanto, são 323 imagens de eclipses e 38 imagens do cotidiano.
As observações do eclipse total do Sol, observado no dia 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral/CE, que comprovaram uma das consequências da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, estão contidas nesse conjunto. Essas imagens também podem ser encontradas no sítio: https://daed.on.br/sobral/
As imagens das placas originais estão em negativo (a emulsão de cromo só foi inventada em 1936). As imagens em positivo das placas fotográficas são cópias. Pode-se ver claramente a vignetting, um efeito de escurecimento nos cantos das imagens em relação ao centro, sugerindo que o telescópio Steinheil, utilizado nos eclipses observados da cidade de Passa Quatro, em 1912 e da cidade de Sobral, em 1919, não foi bem adaptado para esse tipo de observação (grande campo).
Saiba mais sobre os eclipses solares e lunares: previsões até o ano 2050. Visualização em 3D no sítio: https://daed.on.br/astro
Nota: As imagens das placas digitalizadas têm o nome formado, inicialmente, por três letras associadas a um número para facilitar a sua localização no banco de dados digital e no acervo físico da biblioteca do Observatório Nacional.