Expedições
Nesta seção estão registradas as imagens de placas fotográficas que retratam como foi o cotidiano da expedição da comissão exploradora do planalto central do Brasil, instituída em 1892 com o objetivo de determinar precisamente, utilizando instrumentos de astronomia e geodésica, os quatros pontos do quadrilátero, demarcando, assim, a área onde seria construída a futura capital brasileira, inaugurada em 1960.
Dentre as suas inúmeras atividades científicas e acadêmicas, Henri Charles Morize (1860-1930) ou Henrique Morize, como ficaria conhecido, tinha um hobby: a fotografia. Esse "passatempo" se tornaria importante para a memória fotográfica do Observatório Nacional. Durante a expedição ao planalto central, Morize registrou em fotos a diversidade da fauna, flora, pequenos organismos nos ecossistemas, variedades dos mananciais de água, qualidade atmosférica e aspectos topográficos.
Esse trabalho fotográfico enriqueceu e ilustrou o texto do relatório sobre a expedição, chamado "Relatório Cruls", escrito pelo então diretor do Imperial Observatório, Luiz Cruls (1848-1908). Considerado "a mais completa reportagem sobre o Planalto Central e o primeiro Relatório de Impacto Ambiental da nossa história", pode ser encontrado na integra no sítio: https://livraria.senado.leg.br/
Nota: as imagens das placas digitalizadas têm o nome formado, inicialmente, por três letras associadas a um número para facilitar a sua localização no banco de dados digital e no acervo físico da biblioteca do Observatório Nacional.